Descrição enviada pela equipe de projeto. Juana Azurduy 1635 é um edifício de residência unifamiliar composto por dois blocos de quatro pavimentos separados por um pátio. Está localizado em um quadra no bairro de Nuñez, de gabarito baixo e atividade residencial, com a particularidade de ter a metade de sua superfície destinada a uma escola municipal cheia de antigos plátanos e freixos. O edifício procura dar uma resposta urbana entendendo a empena limite da escola como uma fachada, não como uma parede "cega".
Explorando as possibilidades do tijolo maciço, foram projetadas "faixas" horizontais de 90 cm de altura que fazem o papel de parapeitos, brises e telas. Estas faixas percorrem as quatro faces dos blocos, formando, ora paredes cegas, ora paredes vazadas, equilibrando e acentuando as visuais. Cada varanda, cada terraço, cada janela, tem uma especificidade singular, gerando pés direitos duplos, expansões por brises, telas que criam privacidade, ou visuais demarcadas, características específicas que favorecem a apropriação dos habitantes.
O edifício conta com uma variedade tipológica, alternada por pavimentos, de um dormitório e dois dormitórios. As unidades se articulam com um núcleo central que contém os banheiros e cozinhas. Este núcleo, revestido em madeira, conta com painéis que se deslocam, permitindo reconfigurar e qualificar o uso dos espaços e alternar as áreas públicas e privadas da unidade. Pretendemos, assim, que cada residência tenha a possibilidade de adaptar-se às necessidades do usuário, assumindo a subjetividade de seus habitantes.